FANDOM


Dez idiomas formam a base dos dialetos falados pelos diversos mundos de D&D. Esses idiomas são transcritos em diferentes escritas, a maioria reunida em alfabetos, que variam desde os caracteres fluidos do alfabeto Rellânico até as runas do alfabeto Davek . A escrita Supernal é um sistema de hieróglifos.

Quando os deuses criaram as raças do mundo, cada uma ouviu a linguagem Supernal de forma diferente, baseada em suas características fundamentais da natureza. Foi dessas variações distintas ouvidas que surgiram os idiomas básicos do mundo - Comum para os humanos e halflings, Élfico para os elfos e eladrin, Goblin para as raças goblins, Anão para os anões e Dracônico para os dragões.

Os primordiais possuem um idioma próprio sem nenhuma das qualidades especiais do Supernal. Os titãs e gigantes adotaram um dialeto deturpado desse idioma como sua própria língua e o Abissal é uma variação do Primordial corrompida pelo mal no coração do Abismo.

Esses idiomas fundamentais se difundiram entre as outras criaturas do mundo e dos planos, com variações dialéticas ainda que não haja nenhuma alteração significativa.

As escritas seguiram uma lógica similar. O Supernal e o Primordial possuem suas próprias escritas. As principais raças civilizadas desenvolveram diversas escritas para transcrever os idiomas fundamentais: o Comum, as runas Davek para o Anão, a escrita Rellânica para o Élfico e a caligrafia Iokhárica para o Dracônico. O Goblin é o único idioma fundamental do mundo que carece de escrita própria, graças à natureza bárbara e brutal da raça goblin. Os idiomas dos Gigantes usam as runas Davek dos anões, dado ao longo período de servidão que os anões passaram junto aos gigantes .

O Dialeto Subterrâneo é um idioma relacionado à comunicação alienígena com o Reino Distante, utilizado por criaturas influenciadas pela energia desse lugar além do mundo e dos planos. Ele aplica a escrita Rellânica pois os drow foram os primeiros a transcrevê-Io, herança da convivência com as criaturas aberrantes no Subterrâneo.

Dependendo da raça do seu personagem, ele inicia suas aventuras conhecendo dois ou três idiomas e as escritas associadas a eles. Ele pode aprender idiomas adicionais adquirindo o talento Linguística.

É impossível escolher os idiomas Supernal ou Abissal para personagens de 1º nível.

ResumoEditar

Idioma Falado por... Escrita
Comum Humanos, halflings, tieflings Comum
Dialeto Subterrâneo Devoradores de mentes, githyanki, kuo-toa Rellânico
Dracônico Dragões, draconatos, kobolds Iokhárico
Anão Anões, azer Davek
Élfico Elfos, eladrin, fomorianos Rellânico
Gigante Gigantes, orcs, ogros -
Primordial Efreets, arcontes, elementais Barazhad
Supernal Anjos, diabos, deuses Supernal
Abissal Demônios, gnolls, sahuagin Barazhard

ReferênciasEditar

  1. D&D 4º edição - Guia do Mestre
  2. D&D 4º edição - Livro do Jogador,

Páginas na categoria "Idiomas"

Esta categoria possui apenas a página a seguir.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória