20080102 drdd 1

Ladinagem é uma perícia que utiliza o modificador de Destreza. Ela sofre Penalidade de Armadura.

O personagem aprendeu atividades ilícitas e será capaz de realizar tarefas que exijam nervos de aço e mãos firmes: desarmar armadilhas, abrir fechaduras, furtar bolsos e truques que usam a habilidade com as mãos. O Mestre pode julgar que algumas utilizações dessa perícia são tão especializadas que o personagem deve ser treinado nela para ter qualquer chance de obter sucesso.

Desarmar armadilhasEditar

Realize um teste de Ladinagem para que o aventureiro impeça que uma armadilha seja disparada. Ele precisa estar ciente da armadilha para tentar desarmá-la. Realize um teste de Percepção para encontrar uma armadilha escondida.

SobreEditar

  • Ação padrão em combate, ou como parte de um desafio de perícia.
  • CD: Consulte a tabela. O personagem recebe +2 de bônus no teste se estiver usando um conjunto de ferramentas ladinas.
  • Atrasar Armadilha: O personagem recebe +5 de bônus no teste se estiver tentando apenas retardar uma armadilha, em vez de desarmá-la.
  • Sucesso: O personagem desarma ou atrasa a armadilha. Desarmar um mecanismo significa torná-lo inofensivo até que alguém o reinicie. Atrasar uma armadilha permite que a área protegida pelo dispositivo esteja segura para a travessia até o final do próximo turno do personagem.
  • Fracasso por 4 ou Menos: Nada acontece. O personagem pode refazer o teste usando outra ação.
  • Fracasso por 5 ou Mais: O personagem dispara a armadilha.
Armadilha CD
Estágio heróico 20
Estágio exemplar 30
Estágio épico 35

Abrir fechadurasEditar

Realize um teste de Ladinagem para o personagem arrombar uma fechadura.

SobreEditar

  • Ação padrão em combate, ou como parte de um desafio de perícia.
  • CD: Consulte a tabela. O personagem recebe +2 de bônus se estiver usando um conjunto de ferramentas ladinas.
  • Sucesso: O personagem arromba a fechadura.
  • Fracasso: E possível refazer o teste usando outra ação.
Tranca CD 
Estágio heróico 20
Estágio exemplar 30
Estágio épico 35

Furtar bolsosEditar

Realize um teste de Ladinagem para apanhar um objeto pequeno (como uma bolsa ou um amuleto) de uma criatura sem que ela perceba. E impossível furtar um objeto que a criatura estiver segurando nas mãos.

  • Ação Padrão.
  • CD: 20 + metade do nível do alvo. Durante um combate, o personagem sofre -10 de penalidade no teste.
  • Sucesso: O personagem retira o objeto do alvo sem que ela perceba.
  • Fracasso por 4 ou Menos: O personagem não consegue apanhar o objeto, mas o alvo não percebe. E possível refazer o teste usando outra ação.
  • Fracasso por 5 ou Mais: O personagem não consegue apanhar o objeto e o alvo percebe a tentativa fracassada.

Habilidade com as mãosEditar

Realize um teste de Ladinagem para esconder com as mãos um objeto que não esteja em posse de ninguém e seja pequeno o suficiente (como uma moeda ou um anel), ou realizar outro truque de mãos similar.

SobreEditar

  • Ação padrão em combate, ou como parte de um desafio de perícia.
  • CD: Base 15.
  • Sucesso: O personagem consegue esconder ou pegar o pequeno objeto sem ninguém perceber ou executar o truque de mãos.
  • Fracasso: O personagem ainda consegue apanhar o objeto, mas os observadores conseguem perceber a ação, ou eles desvendam o truque de mãos que o personagem estava tentando realizar.

ReferênciasEditar

  1. D&D 4º edição - Livro do Jogador

Também no FANDOM