FANDOM

O tamanho de uma criatura determina quantos quadrados ela ocupa, que armas pode usar, etc. Criaturas Médias ou menores ocupam até 1 quadrado.
PHB35 PG150 WEB.png
Criaturas maiores podem ocupar uma área 2x2 ou até mais, e podem ter um alcance maior. Criaturas Médias são a base para as regras, enquanto as de outros tamanhos têm regras especiais.

Regras especiais para cada tamanhoEditar

Criaturas menores ou maiores que as Médias possuem regras especiais para posicionamento e ataque.

MiúdasEditar

Quatro criaturas Miúdas podem ocupar um quadrado, mas uma horda de criaturas Miúdas pode consistir em centenas ou ainda milhares delas em um quadrado. A maioria das criaturas Miúdas não podem atacar, e se podem, não podem atacar alvos adjacentes, apenas alvos no espaço que elas ocupam. Elas podem entrar e terminar seus turnos no mesmo espaço que uma criatura maior.

PequenasEditar

Uma criatura Pequena ocupa o mesmo espaço de uma criatura Média. No entanto, criaturas Pequenas não podem utilizar armas de duas mãos. Se uma arma de uma mão puder ser utilizada com duas mãos para aumentar o dano, uma criatura Pequena só poderá utilizá-la com duas mãos e não causa dano extra.

Grandes, Enormes e ImensaEditar

Criaturas muito grandes podem ocupar mais de 1 quadrado. Por exemplo, um ogro pode ocupar até uma áera 2x2. A maioria das criaturas Grandes e maiores possuem um alcance maior que 1 quadrado, ou seja, podem realizar ataques corpo-a-corpo contra criaturas que não estão adjacentes à elas. A forma básica do corpo da criatura determina seu alcance, um ogro Grande possui alcance 2, mas um cavalo Grande possui alcance 1.

ResumoEditar

A seguinte tabela resume as regras de espaço e alcance das criaturas.

Tamanho Exemplo Espaço Alcance
Miúdo Rato 1/2* 0
Pequeno Goblin 1 1
Médio Humano 1 1
Grande Troll 2 x 2 1 - 2
Enorme Titã da Morte 3 x 3 2 - 3
Imenso Dragão Ancião 4 x 4 (ou maior) 3 - 4

* Quatro criaturas Miúdas cabem em 1 quadrado. Se estiverem em uma horda, podem caber mais.

ReferênciasEditar

  1. D&D4 Wiki

Também no FANDOM

Wiki aleatória