Fandom

Wiki Dungeons & Dragons 4th Brasil

Visão e Sentidos Especiais

158 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

A visão determina o quão bem você pode enxergar em diferentes níveis de iluminação. Muitas criaturas enxergam no escuro muito melhor do que os humanos. Algumas conseguem ver até mesmo na ausência total de luz. Outras criaturas lidam com a escuridão usando outros sentidos - audição sobrenatural, sensibilidade às vibrações e ao deslocamento do ar ou um olfato extremamente aguçado.

Categorias de luzEditar

Luz intensaEditar

Esta categoria inclui a luz fornecida pela maioria das fontes de luz portáteis, luz do dia, e a luz lançada por fogo ou lava nas proximidades. Não há regras especiais para a visão em luz intensa.

PenumbraEditar

Esta categoria inclui a luz de uma vela ou outra fonte de luz fraca, luar, iluminação indireta (como no interior de uma caverna, cuja entrada fica nas proximidades ou em uma passagem subterrânea que tem estreitas frestas que se estendem para a superfície), e a luz lançada por coisas tais como fungos fosforescentes. Personagens que têm visão normal não pode ver bem com pouca luz (criaturas da região têm ocultação). Personagens que têm visão na penumbra ou visão no escuro enxergam normalmente com pouca luz.

EscuridãoEditar

A escuridão prevalece lá fora em uma noite sem lua ou em salas sem fontes de luz . Personagens que têm visão normal ou visão na penumbra não pode ver criaturas ou objetos na escuridão. Personagens que têm visão no escuro pode ver sem penalidade.

Tipos de visãoEditar

Visão NormalEditar

As criaturas com visão normal podem enxergar normalmente em áreas de luz plena. Áreas de penumbra são consideradas como escuridão leve e áreas de escuridão são consideradas como escuridão total.

Visão na PenumbraEditar

As criaturas com visão na penumbra enxergam normalmente em áreas de luz plena ou penumbra. Areas de escuridão são consideradas como escuridão total.

Visão no EscuroEditar

A visão no escuro permite que as criaturas enxerguem normalmente em qualquer luminosidade.

Percepção às Cegas e Sentido SísmicoEditar

As criaturas com estas características ignoram os quadrados de escuridão e a invisibilidade, contanto que dentro do alcance da habilidade, podendo perceber a presença de criaturas independente dessas condições. Fora do alcance de sua habilidade, elas dependem de sua visão normal (a menos que sejam cegas).

ResumoEditar

A tabela seguinte resume os efeitos da luz em personagens com visão diferente.

Visão Luz intensa Penumbra Escuridão
Visão normal Vê normalmente. Não enxerga bem. Criaturas na área têm ocultamento. Não pode ver criaturas ou objetos.
Visão na penumbra Vê normalmente. Vê normalmente. Não pode ver criaturas ou objetos.
Visão na escuridão Vê normalmente. Vê normalmente. Vê normalmente.

ReferênciasEditar

  1. D&D4 Wiki
  2. D&D 4º edição - Guia do Mestre

Também no Fandom

Wiki aleatória